Frutos Vermelhos

Os frutos vermelhos contêm a maior parte das vitaminas antioxidantes vitais (A, na forma de betacaroteno, C e E). São caracteristicas extremamente importantes para o funcionamento do sistema imunitário, uma vez que estas vitaminas neutralizam a acção dos radicais livres - responsáveis, a nível celular, por muitos dos nossos problemas de saúde. Além de nos protegerem contra as infecções, estes frutos de aparência deliciosa são eficazes na luta contra doenças degenerativas mais graves, e até mesmo contra o envelhecimento prematuro.

As groselhas-vermelhas e pretas e os mirtilos são excelentes purificadores do sangue. As amoras-pretas são uma boa fonte de energia e, aliviam a congestão das vias respiratórias e as dores de garganta.

Muitos destes frutos são ricos em minerais, sobretudo cálcio, magnésio e potássio. 0 primeiro, essencial para ossos e dentes fortes, é também necessário para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. 0 magnésio e o potássio são também importantes para o coração e o sistema nervoso. Estes minerais, e ainda as quantidades vestigiais de ferro e zinco existentes em muitos destes frutos, são vitais para a saúde e para o crescimento celular.

Groselha

Groselha

A groselha vermelha cresce em arbustos das regiões amenas, cercadas por muita humidade, sumarenta e de sabor agridoce.

Amora

Amora

As amoras-silvestres são usadas para a composição de sobremesas, compotas, e por vezes vinho.

Mirtilo

Mirtilo

As bagas de mirtilo, ricas em substâncias com um grande poder antioxidante, fazem desta fruta a “fruta da longevidade”.

Framboesa

Framboesa

A Framboesa tem sabor suave e adocicado é utilizado para diversas finalidades, é um fruto oco e de cultivo delicado.